O WhatsApp vem se provando uma excelente ferramenta entre empresas e consumidores. O aplicativo ajuda empresas de todos os portes a se comunicar de maneira mais próxima e direta com seus clientes, elevando o relacionamento para outro patamar. A experiência de venda personalizada agrega muito valor para o consumidor, o que ajuda no aumento das vendas das empresas.

Listamos 8 dicas para ajudar a sua empresa a vender mais pelo WhatsApp.

Dica 1: Relacionamento é a Chave do Sucesso

A qualidade no atendimento será um fator determinante para conseguir realizar uma venda pelo WhatsApp. Como em qualquer venda, as pessoas que vão contatá-lo não necessariamente irão realizar a compra de forma imediata. Dependendo do produto ou serviço, uma venda pode demorar dias, semanas, meses. Importante manter um bom relacionamento com o cliente, deixando o canal sempre aberto e a disposição.

Dica 2: Prospecte Contatos para o WhatsApp

Algumas vendas que não foram concluídas no contato presencial podem ser concretizadas pelo canal do WhatsApp. Oriente seus funcionários a sempre que tiverem oportunidade com um cliente, se colocar a disposição também pelo WhatsApp. É uma ótima oportunidade para incrementar sua lista e manter contato.

Dica 3: Ofereça um Atendimento Rápido

Uma das principais características deste aplicativo, é a agilidade na comunicação. Logo, para ser bem sucedido com esta poderosa ferramenta de vendas, é indispensável que o tempo de resposta as informações solicitadas seja muito rápido, se possível em 5 minutos, no pior das hipóteses, 60 minutos.

Dica 4: Tenha Respostas Pré Gravadas
Para responder rapidamente, tenha um estoque de respostas já prontas em seu aparelho para tirar as dúvidas de seus clientes. Assim, seu WhatsApp se torna um canal dinâmico e rápido de relacionamento com seus clientes. Mas importante: essa ação não deve transmitir a percepcão de uma conversa automatizada.

Dica 5: Tenha uma Equipe de Plantão

Algumas empresas realizam atendimento apenas em horário comercial, se esta for sua opção, deixe bem claro isto em sua comunicação. No entanto, se você deseja realizar muitas vendas, recomendamos que tenha uma equipe permanente de plantão, para realizar o atendimento em qualquer horário que o cliente potencial entrar em contato.

Dica 6: Faça Ações Periódicas
Se você quer tornar este um canal forte é importante que você cuide da frequência com que o utiliza. Uma sugestão, dependendo da dinâmica do seu negócio, é estabelecer uma agenda de envio de conteúdos com novidades. Atenção para não agir de forma inoportuna. A venda é uma consequência natural após seu cliente começar a admirar sua empresa, devido seu conteúdo de qualidade. Não abuse, mas lembre-se: Quem não é visto, não é lembrado.

Dica 7: Mantenha o histórico das conversas

Isso te ajudará a lembrar de uma conversa, dando mais segurança ao cliente. Caso seja mais de uma pessoa atendendo, é indispensável que sua equipe utilize algum sistema de CRM ou simples planilha em Excel para registrar tudo que foi conversado com o cliente, assim, nos próximos contatos será possível identificar em qual estágio de maturidade a conversa parou. Se você não tem o histórico, pode acabar perdido e ter que confessar ao seu cliente que não se lembra do que conversaram, colocando em risco tudo que você construiu até aquele momento.

Dica 8: Use o Aplicativo WhatsPag para concluir as vendas

Oferecer a concretização da compra pelos canais sociais é o que fará a grande diferença na sua venda. Pedir dados do cartão de crédito do cliente ou passar dados bancários para que o cliente faça deposito não é nada profissional. Há muitas pessoas que deixam de realizar uma compra por falta de praticidade e profissionalismo neste momento. Por isso, oferecer comodidade para o cliente realizar a compra é um grande diferencial. Logo, nossa última dica é uma inovadora ferramenta para realizar vendas pela Internet, o aplicativo WhatsPag.

Esperamos que as dicas apresentadas sejam úteis para alavancar as vendas em sua empresa. Um Abraço!